Afinal, o que é podcast?

Podcast é uma mídia digital que consiste em episódios de áudio ou vídeo que são disponibilizados na internet para download ou streaming. Geralmente, os episódios são produzidos em formato de programas de rádio, com apresentadores, convidados e temas específicos.

A palavra “podcast” é uma junção das palavras “iPod” (um famoso dispositivo da Apple) e “broadcast” (transmissão em inglês). Isso porque a ideia inicial dos criadores de podcasts era produzir um conteúdo que pudesse ser baixado e ouvido em dispositivos portáteis, como o iPod.

Atualmente, existem podcasts sobre os mais diversos temas, desde notícias e política até cultura pop e entretenimento. O formato é bastante flexível, o que permite que os criadores produzam conteúdo com diferentes durações, estilos e abordagens.

Uma das principais vantagens dos podcasts é a possibilidade de ouvir o conteúdo quando e onde quiser, já que é possível baixar os episódios e ouvi-los offline. Além disso, é possível assinar os podcasts para receber notificações sobre novos episódios e acompanhar de perto os seus programas favoritos.

Separamos alguns podcasts interessantes para os amantes de tecnologia:

Café debug

O Café Debug foi lançado em 2017 e já conta com mais de 80 episódios sobre ciência, tecnologia e outros temas. Os episódios são lançados praticamente a cada quinze dias e duram por volta de uma hora.
Os apresentadores e convidados debatem de forma aprofundada tanto assuntos mais técnicos quanto histórias, ideias e projetos. 

Lambda3

O Lambda3 é um podcast focado em tecnologia profissional e desenvolvimento de software. Porém, também trata de outros assuntos, como Agilidade, carreira, e até livros, filmes e séries do momento.
Os episódios têm mais de uma hora, e se aprofundam nos temas com uma linguagem simples e fácil de entender.

Pizza de Dados

O Pizza de Dados é um podcast brasileiro sobre ciência de dados e foi criado para suprir a ausência de programas em português para tratar do assunto. Conceitos relacionados a dados, como machine learning, estatística, Big Data, dentre tantos outros, são explicados no podcast.
Os episódios não têm uma sazonalidade fixa, até porque essa é uma das regras básicas da realização do programa: “Não vamos fazer por pressão (de datas, de publicação, de frequência…)”. 

Braincast

Braincast é um dos podcasts produzidos pela B9 e trata de pautas como criatividade, tecnologia, cultura digital e negócios. Foi lançado em 2013 e tem episódios semanais com mais de uma hora de duração.
Neles, os apresentadores conversam com convidados especialistas no assunto do episódio, e debatem de forma leve e inteligente os principais tópicos sobre o tema. 

Hipsters Ponto Tech

No podcast Hipsters Ponto Tech, da Alura, os apresentadores e convidados conversam sobre tecnologia, programação, Front-End, design, startups e tendências do mercado.
Os episódios são semanais e duram de 30 minutos a uma hora, com convidados do mundo inteiro. 

UX Podcast

Outro “ancião” dentre os podcasts sobre tecnologia da lista, está o UX Podcast (em inglês). Lançado em 2011, o programa tem episódios quinzenais de 40 minutos, em média, e é apresentado por James Royal-Lawson e Per Axbom.
O podcast levanta discussões sobre negócios, tecnologia e pessoas, e tem como objetivo expandir o conceito do user experience (UX).

Em resumo, o podcast é uma forma de produzir e consumir conteúdo que tem ganhado cada vez mais popularidade nos últimos anos. Com a flexibilidade de formato e a diversidade de temas e vozes, os podcasts têm se mostrado uma opção interessante para quem busca informação e entretenimento de qualidade.

No mais, continue de olho no tecnosocial. Em breve, teremos novidades por aqui!

Um grande abraço e até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Conheça a Iniciativa Solve for Tomorrow – Samsung

Conheça a Iniciativa Solve for Tomorrow – Samsung

Solve for Tomorrow é uma iniciativa da Samsung que busca incentivar estudantes

Next
Conheça a instituição PrograMaria 

Conheça a instituição PrograMaria 

A Programaria é uma instituição sem fins lucrativos criada com o objetivo de

You May Also Like